31/10/2013

Sessão de boas vindas aos novos alunos...!!!!


Ainda a propósito da cerimónia de abertura do ano lectivo 2013/2014, que se realizou no passado dia 3 de Outubro, a Direcção da AUTITV quer aqui expressar um especial agradecimento a um dos novos alunos desta Universidade, de seu nome João Gouveia, presente na referida cerimónia, pelo simpático e elogioso artigo (de sua autoria, publicado no penúltimo número do Jornal "Badaladas"), que a seguir se transcreve: 

«Testemunho de um novo aluno

"Dia dos Caloiros na Universidade Sénior".
É interessante ver que a idade não tem idade, que a velhice é saber e que o crescer do homem não se processa por cânones ocasionais.
Todos estão expostos a todas as causas. Vem isto a propósito da cerimónia de abertura do ano lectivo 2013/2014 na Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras (AUTITV).
Auditório completamente preenchido pela "velhice", a que contemporaneamente se passou a designar por seniores, e os cerca de meia centena de novatos, com idade da "velhice". No dia da matrícula foi-nos dito que haveria praxe no "Dia do Caloiro", a 3 de Outubro.
Se é da praxe! E foram "praxados", um a um com o símbolo da AUTITV, saudações de boas vindas, palavras de amizade e de pundonor que a todos os novatos terá sensibilizado.
Se Torres Vedras é das cidades portuguesas que apresenta e dinamiza uma das mais abrangentes programações na área cultural, pelas mais diversas vertentes sociais, a sua Universidade Sénior é, por assim dizer, o espaço de permuta de saberes entre "novos e velhos" com as mesmas idades.
Tomámos consciência desta realidade durante aquela singela e enriquecedora cerimónia, despertou-nos um reflectir sobre o estar ali, como quem chega pela primeira vez a um lugar e não conhece ninguém. Colegas, apenas colegas por agora.
A velha frase "estamos sempre a aprender" toma todo o sentido e dá sequência à definição de que "a velhice não tem idade".
As Universidades Séniores, pelo que vimos na AUTITV, são instituições fundamentais para que a "terceira idade" mantenha bem viva a sua memória e a sua destreza física, para que tenha sempre presente os ideais da sua autonomia, do seu pluralismo, do seu espírito crítico e das sua opções.
As múltiplas actividades culturais e de lazer, bem como a aprendizagem e aperfeiçoamento de novos saberes, permitem manter os séniores actualizados àcerca das mudanças em curso.
Não haverá melhor doutrina cristã que dar luz e esperança ao ser humano em toda a sua vida terrestre, mais particularmente na iluminada fé que mais se revela na terceira idade.
Um bem haja à AUTITV.»
(João Godim)

28/10/2013

Visita ao Palácio da Bacalhôa


Tarde de São Martinho na AUTITV


Encontro de UTIS do Oeste

A AUTITV recebeu os representantes das UTIS do Oeste (Alcobaça, Benedita, Caldas da Rainha, Nazaré, Peniche e Rio Maior) para em conjunto trocarem impressões sobre os actividades que irão desenvolver no próximo ano lectivo 2013/14.  

16/10/2013

Início do Ano Lectivo 2013/2014.....



No passado dia 3, a Associação para a Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras (AUTITV), deu início ao Ano Lectivo 2013/2014, com uma recepção aos novos alunos que este ano vieram integrar esta Associação...


Nesta sessão de boas vindas, que contou com a presença de membros dos órgãos sociais da AUTITV, professores e antigos alunos, foi apresentado um slideshow que pôs em destaque alguns dos momentos mais marcantes da vida da AUTITV no ano transacto.


A finalizar, foram entregues lembranças aos novos alunos e o coro desta Universidade interpretou algumas canções do seu repertório.



Posted by Picasa

11/10/2013

XX Jogos Florais da Universidade do Algarve para a Terceira Idade

Viajante
Sou viajante na vida
sem sair cá do meu canto
nunca me senti perdida
tudo tem o seu encanto


Esta quadra inédita cuja autora é a nossa aluna Maria Teresa Sousa Dias, obteve menção honrosa no concurso organizado pela U.A.T.I. em Junho passado.
Para a autora os nossos parabéns e desejo que a sua iniciativa seja sempre renovada.