03/05/2018

Projecto com a Escola Padre Vítor Melícias




No passado dia 26 de Abril, os alunos e a professora da disciplina de Português Básico, entrevistados em janeiro, no âmbito do projecto "Somos Comunidade: conhecer para respeitar", da Escola Padre Vítor Melícias, acompanhados por dois elementos da direcção da AUTITV, estiveram naquela escola, para assistirem à apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos adolescentes, na sequência das entrevistas.
Baseados nos conteúdos das entrevistas, ofereceram a cada aluno e à professora, uma pasta que continha vários documentos - textos, banda desenhada e um retrato-, que evidenciavam o trabalho desenvolvido. Na apresentação com o qual presentearam os mais velhos, utilizaram diversos recursos, nomeadamente banda desenhada, vídeo e áudio, power point, música rap e também piadas, criando desta forma um ambiente bem humorado e muito animado.
O referido projecto integra-se no Programa do Governo, para a área de educação, que tem como objectivo a autonomia e a flexibilidade curricular do ensino básico e secundário, para tornar as aprendizagens mais significativas e transversais, visando maior capacitação individual e colectiva.

Neste tipo de projectos, a intergeracionalidade é um meio por excelência para o enriquecimento mútuo de todos os que partilham as interacções vivenciadas. Os alunos e a professora da AUTITV, estavam muito satisfeitos por terem contribuído para o conhecimento dos mais novos, através da transmissão das suas experiências de vida, valores e princípios e os adolescentes estavam manifestamente contentes por terem contribuído para o bem estar dos seniores através dos trabalhos realizados e da animação proporcionada. No final da apresentação, a Direcção da escola ofereceu um lanche aos seniores preparado pelos alunos do curso de gastronomia da escola. Foi um agradável encontro intergeracional.

Isabel Bernardo
     











Sem comentários: